HOMESCHOOLING

Projeto de Bolsonaro pode comprometer socialização de crianças

Implantação do ensino domiciliar é criticada por especialistas em educação
Por Sofia Sepreny 19/04/2019 - 15:05
Atualização: 19/04/2019 - 16:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Projeto de Bolsonaro pode comprometer socialização de crianças

Apesar de não apresentar avanços significativos na educação em pouco mais de 100 dias de governo, para marcar a data o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional, no último dia 11, o projeto de lei que regula a educação domiciliar de crianças e adolescentes. A prática conhecida como homeschooling deve agora ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. 

Para a pedagoga, doutora em educação e pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Regina Paz, a prática pode comprometer seriamente a socialização de crianças e jovens, além da qualidade do ensino.

“O projeto é um retrocesso quando a gente pensa na criança como um sujeito de direitos e deveres. Ela tem o direito de viver processos de socialização, de produção do conhecimento e de socialização com outros seres humanos. Privar a criança e o adolescente deste direito de poder se integrar com outras, de ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados através das relações sociais é algo muito perigoso e danoso para o próprio desenvolvimento da pessoa e da sociedade. Somos seres sociais, nossa natureza é viver em sociedade e coletividade”, afirma.

Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas.


Encontrou algum erro? Entre em contato